sexta-feira, 4 de maio de 2012

SEBRAE: Primeiros Passos para Abrir um Lava-Rápido


    Existe uma apostila gratuita do SEBRAE com os pretendidos primeiros passos para a abertura de um lava-rápido.

   Contudo, o conteúdo é  genérico (muitas vezes, independe de ramo, apenas se inserindo o nome "Lava-Rápido" em meio ao texto), não muito específico ao ramo e às suas peculiaridades e idiossincrasias na maior parte do texto, de modo a exprimir pouco valor para aqueles que desejam informações específicas sobre lava-rápidos. 

   Além disso, infelizmente, muitos dos valores citados são pouco apurados, podendo iludir aspirantes a empreendedores do ramo. De outro modo, as normas de licenciamento ambiental referidas podem se restringir, em geral, a estados de criação específica, tendo pouca valia para empresários de outros estados. De outro modo, a recomendação de fornecedores é relativamente parcial, ignorando pequenos negócios.

   Devemos ressaltar, também, que além da "Primeiros Passos para a Abertura", existe também a "Ideias de Negócios", do SEBRAE. Circula no meio virtual uma apostila que define, ilusoriamente, que o investimento inicial para a abertura seria de R$12.000,00. Todavia, deve-se ressaltar que, em valores atualizados, isto não seria suficiente nem mesmo para as adequações ambientais (caixa separadora, ralos, escoamento, equipamentos de tratamento), além da formalização (registro de empresa, licença de funcionamento, alvará e normas regionais). Tampouco seria razoável para a compra do próprio equipamento de trabalho básico, seguro e adequado para um lava-rápido, bem como de instalações mínimas (lavadoras de alta pressão, caixa d'água, aspiradores, compressor de ar, sombreiro, cobertura, maquinário reserva, encanamento, armários etc) ou convenientes (lavadora extratora, vaporizador, oxi-sanitizadora, computador, mesas e cadeiras para clientes, armário para funcionários), além das reformas necessárias (asfaltamento, banheiros para funcionários, vestiário, recepção, controle de caixa, acessórios, infra-estrutura de segurança, local para guarda de insumos, elétrica, hidráulica, maquinários etc) ou convenientes (sala de espera para clientes, sanitarios para clientes etc). Além disso, a área mínima é arbitrária - 100m2 - (há lava-rápidos há muitos anos no mercado com vagas para apenas dois veículos pequenos).

   Não obstante, muito do sugerido (e impassível de compra com o capital inicial sugerido), é raro e muitas vezes desnecessário (ou aprioritário), tais como rampas em alvenaria para lavagem. Além disso, ignora-se a realidade da compra ou montagem de pontos em diversos locais do país, tal como a necessidade de luvas. Outrossim, olvida-se a necessidade de um poço semiartesiano (essencial para a economia e a lucratividade nos modos tradicionais do ramo), bem como os meios regularização.

  Não se pode olvidar, além disso, a necessidade de capital de giro sólido (aluguel, insumos, contas), bem como de reservas de capital para inconvenientes (furto, roubo, extorsão por fiscais, entre outros), posto que quaisquer destes infortúnios, se ocorrerem (neste país, são frequentes), podem implicar a falência do empreendimento, culminando em dívidas, infelicidade e prejuízos para o empreendedor e para sua família.

   Por outro lado, há desestímulo em afirmar o mínimo de três funcionários. Há muitos lava-rápidos lucrativos sendo tocados por apenas uma ou duas pessoas (muitas vezes, muito mais eficientes e produtivos que outros com equipe de 4 a 8 colaboradores).

   A atividade empreendedora deve ser motivada, estimulada, orientada (é esta a razão de ser deste site). Contudo, textos e dados ilusórios podem levar empreendedores de qualidade à ruína. Apostilas e textos simplistas podem distorcer a realidade do mundo empresarial, além de impedirem que medidas razoáveis para contornar as necessidades cogentes sejam tomadas, o que só é possível com a plena consciência da situação. Esta é uma das razões da existência deste site: informar empreendedores e aspirantes, com o fito de contribuir para a evolução da produtividade, da segurança e da eficiência nos negócios.

Felipe Cantareira
Equipe Lava-Rapido.com

Obs.: Os links e trechos das apostilas mencionadas foram deletados a pedido do SEBRAE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário